No 87 - Ano VIII - Março de 2003


 

 

 

O tango estendia suas contorções pelos subúrbios.  Noite a noite conquistava novos locais de dança, desde prostíbulos até salões da burguesia.  Foram os negros que levaram o “molho” aos palcos teatrais, onde faziam sucesso os sainetes líricos, as zarzuelas, as sandungas, as comparsas e os candombes.

Num drama criollo estreado em 1891, um casal de morenos bailava um tango tipo andaluz cantarolando:

“Soy el mulato Papilla,

 bailarín de bute y soda.

Soy el taquero más pierna

para un tango quebrador.

Cuando me enrosco a la mina,

la hago girar y me estiro.

Bailando en sus ojos miro,

todo mi orgullo y mi amor.”

 

(Música del Maestro Reynoso)

(A.D.R.)    

 

Cantemos

 

Assim se tece a história

 

Pertencente a uma das poucas famílias de negros, com boa situação financeira, de Buenos Aires, nasceu na capital argentina em 2 de dezembro de 1874.  Seu irmão mais velho, Manuel, de vocação musical precoce, foi enviado à Europa para aperfeiçoar seus estudos, retornando solidamente formado, como primeiro violino de importantes orquestras de repertório clássico e lírico.  Foi ele que ensinou música ao caçula, que também começou sua carreira em conjuntos da chamada música culta e do gênero zarzueleiro.  Não apenas Carlos foi executante, mas acabou dominando à perfeição a técnica da composição.  Mas, na música, tinha dupla personalidade; acreditava que não havia música culta e música popular, mas sim, música boa e música ruim.  Em suas saídas com colegas de orquestra clássica, agregava-se a famosos tangueros, nos bares onde estes se reuniam, mostrando a estes as obras que compunha ao piano, em casa.  Assim nasceu El tamango, um de seus tangos mais famosos. 

Segundo Horacio Ferrer, Posadas foi um “talentoso precursor das correntes evolucionistas na composição do tango”, que “inaugurou a linha estética e temperamental por onde transitariam Agustín Bardi, José Martínez e Graciano De Leone, entre outros.  Tangos seus, como Cordón de oro, El tamango e Retirao, concebidos dentro de um sólido conceito musical e desenvolvidos com generosa criatividade, permaneceram no repertório dos intérpretes de várias décadas adiante.”

 Suas primeiras composições foram:  El Toto, El taita, El calote, La llorona, Igualá y largá, Si me querés, decime, El gringo e El talero.  Outras obras suas:  Enriquito, El chacarero, El flaco, Tímido, Guanaco, Jagüel, El biguá, Un reculié, Teodorito, Don Héctor, El ventilador, Mi doctor, Mi porota, Mi ricurita, La tacuarita, Qué parada, Tené paciencia e El simpático.  Seu filho, além disso, revelou mais outras inéditas:  Cuarteto Pacho, Nicucho, La perra de Cesáreo, Cuartelera, El protegido, Mi compadre e o vals Pitita.  Trata-se de uma extensa obra e de grande qualidade, o que acrescenta mérito à personalidade de Posadas, dado que faleceu poucas semanas antes de completar os 44 anos, e quando ainda era legítimo esperar muitos tangos de sua privilegiada inspiração.

Fonte:  Coleção “História del Tango”