No 155 - Ano XIII - Dezembro de 2008


"Tormenta" por Susana Romero (ARG)

“Sonetango” 

Num palco suburbano ou num bordel,

Num café parisiense ou na Argentina,

Casais dançavam à luz da lamparina,

Sob o encanto do canto de Gardel.

 

Enlaçados qual rimas de cordel,

Volteavam no salão, ao som platino,

Guiados pelo exímio dançarino

Que tangava na terra de Ravel.

 

Aos acordes de "El día que me quieras",

A memória revê um tempo mágico

E a saudade me vem como companheira.

 

É como se dançasse a vez primeira,

A escutar um bandoneón em tom nostálgico,

No abraço e no compasso da parceira.

 

(Carlos Alberto de Assis/PE)

Cantemos

(Tango – 1928)

Letra: V.Soliño / Roberto Fontaina                                               Música: Edgardo Donato

 

Te besé y te cabriaste de tal manera

que te pusiste hecha una fiera.

Y hasta quisiste, sin más motivo,

darme el olivo por ser audaz.

 

Total no es para tanto, no ves que estaba "colo".

Pensá que fue uno sólo y al fin te va a gustar.

No digas que no, que cuando sepas besar, dando la vida

serás tu quien me pida y sé qué me dirás.

 

Bésame, que no me enojo, bésame, como en el cine.

Un beso de pasión, que al no poder respirar, me detenga el corazón.

Bésame, negra querida, el alma dame en un beso

que me haga estremecer la sensación de ese placer.

Assim se tece a história

 

 

Este poeta e autor teatral nasceu a 3 de janeiro de 1900 e morreu em 15 de fevereiro de 1963 em Montevidéu, República Oriental do Uruguai.

Em 1923, com Victor Soliño, Alberto Vila, os irmãos Collazo, Mattos Rodríguez, Lalo Pelliciari, seu irmão Raúl Fontaina, César Gallardo e outros, formou a chamada "Trupe Jurídico-Estudantil Ateniense" que, como diz Horacio Ferrer, "chegou a constituir-se, com toda a originalidade, num dos grupos de maior sucesso tanto no Uruguai como na Argentina".  A seguir, escreveu para ocenário teatral de ambos os lados do Rio da Prata e produziu grande número de letras de tango, quase sempre impregnadas de forte humor, às vezes ferino, que foram muito bem recebidas e alcançaram grande difusão.  Algumas delas compôs em colaboração com Victor Soliño, tais como: Garufa e Niño bien.  Em seu país assumiu com louvável empenho a atividade sindical e, durante vários períodos, foi presidente da AGADU (Associação de Autores do Uruguai).

Entre suas obras mais renomadas, estão: Mama yo quiero un novio, Mi papito (em colaboração com Victor Soliño), Perdonala, Andate (No te vayas) (com Rodolfo Sciammarella), Bigotito, Qué careta (com Celedonio Flores) e T.B.C. (novamente com Soliño, música de Edgardo Donato).

Fonte:  SiteTodo Tango (trad. RM)

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