No 88 - Ano VIII - Abril de 2003


Gotan

Do subúrbio nebuloso apareceste, / soberbo, elegante e bacán / chegaste e fisgaste a todas as pebetas do lugar / nunca confessaste se guardas rancor ou doçura... / trás tua fria máscara de malevo / tens um coração fraco e romântico como o meu /que indomável, / bate impaciente os loucos sonetos, / que brotam em meu peito / e fogem dançando no teu compasso embriagador.

Noites de ardentes paixões, / pálidas auroras.../ o mel amargo da solidão me persegue / e, quando seduzida entrego-me a seus prazeres / querendo ir sem retorno / por seus caminhos cinzentos, / tu me trazes de volta / para esta milonga que chamam cordura / tu és meu único e inseparável companheiro / conheces todos meus segredos, / tango fiel amigo, / só você me entende.

Cláudia Angélica Baldaruck - RJ

(Poema da "Antologia Tango Poesia")

 

Cantemos

Tango - 1923  

Música:  Manuel Jovés                                             Letra:  Manuel Romero

Fume compadre, fume y charlemos

y mientras fuma recordemos

que con el humo del cigarrillo, ya se nos va la juventud.

Fume compadre, fume y recuerde,

que yo también recordaré.

¡Con el alma la quería y un negro día la abandoné!

Voy sin poderla olvidar, atormentao por la pena...

Ella juró que era buena y no la quise escuchar.

De nada sirve el guapear cuando es honda la metida...

¡Pobrecita mi querida!  Toda la vida la he de llorar!

Y ahora, compadre, arrepentido

quiero olvidarla y no la olvido...

Si hasta parece que ella se mece

entre las nubes de humo azul...

Fume compadre, fume y soñemos...

Quiero olvidar mi ingratitud

al ver hoy, que como el humo, se desvanece la juventud.  

Assim se tece a história

 

Músico, pianista, compositor e maestro.  Nascido em Barcelona em março de 1886, radicou-se em Buenos Aires em 1908.  Desempenhou-se em primeira instância como violinista na orquestra clássica do Café Colón da Avenida de Mayo, e logo após como professor de canto e maestro de orquestras de teatro, em zarzuelas e peças musicais.  Encabeçou a companhia de revistas do Teatro Cervantes. Neste ponto de sua carreira, já estava identificado com a música portenha, dedicando-se portanto à composição de tangos. 

A lista quase completa de seus tangos é a seguinte: "Armenonville viejo", "Apriete que va la marca", "A mí lo me'smo me da", "El matrero", "El gran puntero", "Que estrilo me la sandié", "La más tigrera", "El rabanito", "Flor de yuyo", "Cualquier cosa", "La Patotera", "Mi gloria eres tú", "Venga champán", "Verás pebeta", "Vení pebeta", "El dormilón", "Por tu culpa", "Chicof", "Haz de volver a mí", "El moscovita", "Con los 9", "Yerba seca", "Celosa", "La Midinette", "Pingo Mío", "Clavelito Rojo", "Te parecés a Ella", "¡Pare Cochero", "Pobre China", "Pobre Corazón", "Pobre Francesita", "Pobre Percanta", "Pobre Viejo", "Pobres Mujeres", "Blanquita", "Rosa de fuego", "¡Una más!", "Que el otro te quiera igual", "¿Por qué?", "¡Loca!", "Pobre Milonga", "La Provinciana", "Corazón de Arrabal", "Patotero Sentimental", "Nubes de Humo", "Buenos Aires". Os sete últimos foram gravados por Carlos Gardel.  Faleceu em Buenos Aires em agosto de 1927.

Fonte:  Portal del Tango - trad. RM